AGENDA PARLAMENTAR APUCARANA

Apucarana discute carências do município com profissionais do CREA-PR, entidades e gestores públicos

Agenda Parlamentar será realizada na terça-feira (19/07) na regional do Conselho em Apucarana

Nesta terça-feira (19), às 19h30, a Regional Apucarana do CREA-PR (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Estado do Paraná) promove a edição local da Agenda Parlamentar, programa que une profissionais do Conselho a gestores públicos com foco no desenvolvimento dos municípios paranaenses.

Neste ano, o programa acontece em três etapas distintas – as Agendas Locais, as Agendas Regionais e as Agendas Estaduais (em parceria com ministros, senadores, governo do Estado e deputados paranaenses) – e tem como principal fruto de trabalho os EBDRs-Estudos Básicos de Desenvolvimento Regional, que permitem uma visão mais prática ao entregar aos gestores um relatório pronto de demandas e recursos disponíveis.

As entidades de Apucarana e região elencaram três temas para a realização dos EBDRs, que estão em fase de finalização: mobilidade nas cidades integrada aos planos diretores, resíduos sólidos e líquidos urbanos e saneamento (coleta e tratamento de esgoto). “Ao término do trabalho, estes estudos serão entregues aos gestores e servirão como norteador no sentido de indicar quais fundos e programas do Governo existem para sanar as carências do município”, explica o gerente da regional Apucarana do CREA-PR, engenheiro civil Hélio Xavier da Silva Filho.

A Agenda Parlamentar local é direcionada a lideranças e gestores públicos municipais de Apucarana e região e profissionais vinculados ao CREA-PR.

Agenda Parlamentar

A Agenda Parlamentar é desenvolvida pelo CREA-PR desde 2008 para reunir profissionais, entidades de classe, gestores públicos e lideranças municipais, estaduais e federais do estado a fim de colaborar com a gestão pública a partir do conhecimento técnico dos profissionais das áreas tecnológicas.

Em 2011, o programa apresenta um novo formato de abrangência nacional, que tem como intuito atingir os 399 municípios do Paraná e, simultaneamente, envolver todo o poder público, desde vereadores, deputados, senadores, governadores, prefeitos, secretários e ministros. Em seu primeiro ano, a Agenda priorizou o debate dos projetos de lei, passando em 2009 e 2010 ao estudo das carências dos municípios e à elaboração de propostas por parte de entidades de classe vinculadas ao CREA-PR. De um total de 237 propostas, 35 já foram concluídas e 101 estão em andamento. O evento será realizado no Auditório da regional Apucarana do CREA-PR, na rua Guarapuava, 580, Centro. Informações e confirmações de presença com Lilian ou Suzana (43) 3422-5373.

Reunião de governança cooperativa

Das 17h30 às 19h, o CREA-PR realiza a sua reunião de Governança Cooperativa, colocando em pauta a possibilidade de fiscalização do CREA-PR sobre existência de alvarás municipais, a possibilidade de fiscalização do CREA-PR sobre Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho e a fiscalização do CREA-PR em estabelecimentos armazenadores de agrotóxicos.

O público alvo deste encontro são os profissionais da engenharia, arquitetura e agronomia, bem como técnicos e técnólogos do Sistema CONFEA/CREA jurisdicionados em toda a Regional Apucarana, composta por 56 municípios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.