Saiba Mais Sobre: Número Da CNH

A Carteira Nacional de Habilitação é o documento obrigatório que o motorista deve portar para conduzir um veículo em território nacional.

No documento físico da habilitação possui as informações pertinentes ao motorista como: número da CNH, fotografia do condutor, número de CPF e número do RG e pode tranquilamente ser utilizado como documento de identificação pessoal.

Além de apresentar esses dados acima, o documento também contém algumas letras que identificam a categoria da habilitação que o condutor possui, essa categoria corresponde ao tipo de veículo que o motorista está apto a dirigir. 

As letras, assim como o número da CNH são os códigos mais relevantes do documento, mas cada um deles tem uma característica específica. 

Em relação às letras, elas caracterizam o porte específico do veículo para cada habilidade adquirida pelo motorista durante o curso de direção na auto-escola.

As categorias definidas pelas letras são:

  • A – Veículo motorizado acima de 50 cilindradas de duas ou três rodas, com ou sem carro lateral;
  • B – Veículo de quatro rodas com capacidade para até oito passageiros, além do motorista, tem permissão para acoplar reboques e semirreboques respeitando o peso e a lotação máxima;
  • C – Veículo de carga: caminhão, trator, máquina agrícola e outros veículos de carga com mais de 3,5 toneladas de peso;
  • D – Veículo que transporta mais de 8 passageiros como: ônibus, micro-ônibus e vans;
  • E – Veículo de grande porte que exceda 6 toneladas: carreta, caminhão, semirreboques e reboques, a única categoria onde o motorista pode conduzir os tipos de veículos acima.

Alguns motoristas também possuem duas ou três categorias juntas em um mesmo número de CNH, por exemplo: AB, BC ou BCD.

Para saber mais sobre a CNH, é importante esclarecer que o documento possui um prazo máximo de validade de 10 anos, e deve ser renovado de acordo com a idade e tempo de direção do motorista.

Veja aqui as alterações para sua categoria segundo a Lei 14.071/20 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), em vigor desde o início de 2021.

Como Saber O Número Da CNH

Na CNH constam vários números que podem confundir um pouco as pessoas na hora de preencher uma proposta de emprego ou um formulário importante que solicite esses dados.

Para tirar a dúvida, o número da CNH é o Registro que se encontra em vermelho abaixo da foto do motorista, ressaltando que ao emitir uma nova CNH por motivos de perda, ou roubo esse número de registro é modificado.

(Fonte: Captura De Tela Site Oficial Detran - MG)

(Fonte: Captura De Tela Site Oficial Detran – MG)

Já o RENACH — Registro Nacional de Condutores Habilitados se encontra no verso da CNH iniciado pela sigla do estado onde o documento foi emitido, ele é o número mais importante na carteira de habilitação. 

(Fonte: Captura De Tela Site Oficial Detran – MG)

O RENACH corresponde ao histórico do motorista desde a entrada na auto-escola, resultados de exames médicos e psicológicos, renovações de CNH, multas, e outros e o seu número nunca é alterado. 

Onde Fica O Código De Segurança Da CNH

Outro número da CNH que vem impresso desde 2017 nas habilitações atuais é o código de segurança da CNH.

Esse código tem como finalidade deixar mais simples o cadastro da versão eletrônica da CNH no aplicativo Carteira Digital de Trânsito, por meio do QR Code.

(Fonte: Captura De Tela Site Oficial Detran - MG)

(Fonte: Captura De Tela Site Oficial Detran – MG)

O mesmo se encontra na parte interna da CNH e serve para garantir uma maior segurança para o motorista evitando a falsificação do documento.

Ao baixar o aplicativo Carteira Digital De Trânsito (Android | iOS) o condutor pode substituí-lo pelo documento físico para verificar o número da CNH com mais rapidez na hora da necessidade, e realizar demais consultas que desejar também.  

Este artigo é meramente informativo, ou seja, não possui nenhum vínculo com a

empresa que oferece o serviço e que, por acaso, poderá ser citada no decorrer do artigo. Não isentamos a busca de informações no site oficial da operadora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.